Origem do Colégio da Polícia Militar do Paraná
A Polícia Militar do Paraná sempre participou ativamente da história paranaense, crescendo junto com o Estado e adaptando-se à evolução da sociedade. Nessa evolução, com a finalidade de atender aos anseios da comunidade, preocupou-se com a formação de sua corporação, investindo em programas educacionais. A origem remota do Colégio da Polícia Militar vem da Escola de Instituição Primária, instituída no quartel da Corporação pela Lei 380, de 31 de Março de 1874, segundo dados do museu da PMPR. Em 7 de Agosto de 1959, por meio do Decreto nº 24.826, assinado pelo então governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion, foi criado o Ginásio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Paraná. O Comandante-Geral da PMPR à época, Cel. PM João André Dias Paredes, designou o Coronel Felippe de Sousa Miranda, que nesta época ministrava aulas de Língua Portuguesa no estabelecimento, como seu primeiro comandante/diretor.
Em 1966, por meio do Decreto Governamental nº 3.549, de 30 de dezembro do mesmo ano, foi elevado à categoria de Colégio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar. Em 8 de Junho de 1970, deu-se a mudança do colégio para a sede da Rua Almirante Gonçalves, 1423, bairro Rebouças.
A instituição funcionava com duas turmas pela manhã e duas no período da noite, todas somente para alunos do sexo masculino. Em 1971, com suas obras concluídas, recebeu o nome de Colégio da Polícia Militar, efeito do Decreto nº 686, de 17 de outubro e, nesse ano, abriu vagas também para as meninas. Somente em 1977, é que passou a funcionar como escola de 1° e 2° graus. Desde 4 de agosto de 1981, por obra do Decreto n° 3.992, o Colégio da Polícia Militar passou a denominar-se “Cel. PM Felippe de Sousa Miranda” em justa homenagem ao seu primeiro diretor.